
A situação
Situação do estudante de
Antropologia na
América Latina
Projeto de pesquisa

Sobre o projeto
A Articulação Estudantil Latino-Americana de Antropologia e Arqueologia (ALEAA), por meio de seu Grupo de Trabalho da Associação Latino-Americana de Antropologia (GT-ALA), reúne estudantes de Antropologia, Arqueologia e seus diferentes ramos que estão em cursos de graduação ou pós-graduação de instituições da América Latina participar do projeto "A situação dos estudantes de antropologia na América Latina".
A proposta surge como resultado de uma série de acontecimentos dentro das instituições formadoras de antropologia de diversas instituições da região que têm apresentado dificuldades em sua gestão, causando instabilidade para suas respectivas comunidades estudantis. Alguns exemplos concretos do México causaram comoção devido aos constantes cortes orçamentários, à falta de práticas de campo ou à possibilidade de desaparecimento das ofertas de graduação, como aconteceu em vários países e instituições da região.
Portanto, o Projeto "A situação antropológica latino-americana do estudante" visa proporcionar um espaço de diálogo e intercâmbio estudantil para refletir sobre as situações que nos preocupam como estudantes, seja em contextos ótimos ou adversos. O projeto busca abordar essas questões por meio de três vias principais: um texto compilado por estudantes da região, um podcast que aborda a discussão com mais fluência e por meio de eventos digitais para que os resultados obtidos sirvam de ferramenta para as instituições entenderem as Comunidades que servem: Estudantes de Antropologia e Arqueologia.
Os interessados em contribuir com o projeto, escreva para nossas redes sociais por mensagem direta ou e-mail aleaa.2021.latam@gmail.com
IMPORTANTE | EXTENSÃO
O prazo de receção de resumos e propostas em geral para o Projeto SEAL é alargado por mais duas semanas, ficando como datas finais para a receção de propostas:
Propostas de texto: 8 de março de 2023.
Propostas visuais: 14 de março de 2023.
As datas de avaliação, decisão e publicação também serão afetadas, pelo que permanecem nas seguintes datas:
Envio de resultados: 9 a 13 de março de 2023.
Recepção da extensa: 14 de março a 21 de abril de 2023.
Envio de revisão extensa: 28 de abril de 2023.
Recepção de textos revisados: 12 de maio de 2023.
Lançamento da compilação (provisório): julho de 2023.